quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feriadão a Vista!!!!

Feriadão chegando eeeeee beleza!, quatro dias em casa é isso mesmo quatro dias para ficar de pernas pro ar (Rsrs). Mas, não é isso que eu quero falar para vocês.
- Claro que ficarei de pernas pro ar, já que não irei viajar. Porém vim falar um pouco sobre o feriado prolongado, em especial a data mais esperada pelos chocolatras. "Assim como eu Hahahaha....".
Brincadeirinha!!!!
Estou aqui para falar da Páscoa a tão esperada Páscoa, para as crianças, dia de ganhar ovos de chocolates.


Vocês sabem porque a Páscoa é dia de ganhar ovos de chocolates?? E, porque será que o coelho é símbolo da Páscoa??.

- Bom vou contar para vocês....

Na verdade o hábito de dar ovos vem de uma tradição muito antiga. Na Ucrânia há centenas de anos já se trocavam ovos pintados, chamado Pêssanka,  arte de colorir os ovos em celebraão a chegada da primavera.
Os ovos representam o princípio de todas as coisas, da vida e da criação. Sua forma perfeitamente desenhada, sua superfície lisa e sua cor geralmente branca, fazem do ovo um símbolo da perfeição.

Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinha esse hábito de dar uns aos outros ovos para comemorar as estações do ano, mas os ovos não eram para ser comidos, eram apenas um presente que simbolizava o inicio da vida.
A tradição de homenaginar esta estação do ano teve continuidade na idade média, eles celebravam Ostera a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo na mão e observava um coelho representante da fertilidade.
A partir do século 18, a Igreja adotou o ovo oficialmente como símbolo da Páscoa, assim os ovos tornaram-se o símbolo da ressurreição e da nova vida.

- Vocês devem estar imáginando, mas qual é o papel dos ovos de chocolate e do coelho de Páscoa?

O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França, foram necessarios mais de 800 anos para que confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate, iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América, surgindo por volta de 1500 a .c, na região do Golfo do México. O chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca.
A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole. O coelho da Páscoa representa a periodicidade humana e lunar, a fertilidade e o renascimento da vida.
No Egito Antigo, a lebre era o símbolo da fertilidade. Na Europa, o coelho representa o renascimento da vida, pois como já assinalamos, a Páscoa Européia coincide com o ínicio da primavera, é a época em que a neve derrete, a vida ressurge e os coelhos deixam suas tocas após a hibernação do inverno.
Assim, a Páscoa cristã é comemorada segundo o costume da Idade Média e da Europa no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera (no hemisfério sul, Outono). Data que ocorre entre os dias 22 de Março à 25 de Abril.
Aí está um pouquinho da história, espero que tenham gostado, nã esqueçam de comentar.
Eu já comprei meu ovo e você já comprou o seu?


Até Mais!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Monique.


Adorei conhecer um pouco mais sobre a pascoa. Continue contando para nós um pouco mais das suas reflexões.

Abraços